Estudar hoje em dia está bem mais fácil do que antigamente, pois o governo federal criou diversas formas de dar oportunidades para pessoas de todas as rendas estudarem e conseguirem ser alguém na vida. Entre os programas de maior sucesso está o Pronatec.
Pronatec
Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), tem como objetivo oferecer cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senac, Senai, Senar e Senat, em instituições particulares de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
Para oferecer bolsas de estudos nas instituições privadas, o Pronatec conta com parcerias que facilitam o ingresso das pessoas de baixa renda nos cursos de qualificação profissional. Entre as parcerias do Pronatec que mais deram certo está a do programa com o Senai.
Parceria Senai e Pronatec
O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), está há várias décadas qualificando trabalhadores para as indústrias brasileiras, ele é tido como o maior complexo de educação profissional do mundo. Pelas unidades do Senai já passaram mais de 58 milhões de pessoas em busca de uma qualificação profissional.
Através da parceria com o Pronatec, o Senai disponibiliza cursos de qualificação profissional para as pessoas que querem fazer parte das indústrias brasileiras. O Pronatec foi criado em 2011 com o intuito de democratizar o ensino técnico e qualificar os profissionais brasileiros, por isso se aliou ao Senai que atualmente é o responsável por 47% das matrículas do programa.
Os números do Senai em parceria com o Pronatec são: 47% das matrículas do Pronatec são feitas pelo Senai, 234 cursos oferecidos, 817 unidades do Senai espalhadas pelo Brasil e milhares de matrículas realizadas no Senai através do Pronatec.
Cursos Senai Pronatec 2016 – como fazer a inscrição
Para as pessoas que querem fazer um curso através do Pronatec no Senai ou em outra instituição de ensino, é necessário acessar o site do Pronatec, no endereço: pronatec.mec.gov.br, nesta página os interessados poderão escolher entre duas alternativas, a primeira é: “Clique para ver os cursos técnicos”, essa opção é para estudantes do ensino médio e a outra é “Clique para ver os cursos de qualificação”, opção para jovens e trabalhadores. Depois é só preencher o formulário com os dados pedidos, pesquisar e pegar todas as informações necessárias para realizar a inscrição.
Portanto se quer se qualificar para o mercado de trabalho, fazendo um curso no Senai ou em outra instituição, não perca tempo, se informe e se inscreva o quanto antes para aprender uma profissão.