O Brasil é um país grande e repleto de impostos. A maioria dos cidadãos brasileiros não se conformam com a quantidade de impostos e taxas que devem ser pagas anualmente, como o IPVA e o IPTU. A revolta se deve ao fato de ter que pagar todos os anos por um objeto que pertence a pessoa, principalmente um carro ou casa.
O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2016, deve ser pago por proprietários de imóveis, como casas, prédios, apartamentos, terrenos e até espaços comerciais. Todo ano esse pagamento deve ser feito, se isso não acontecer, a pessoa pode até perder o seu bem.
O IPTU 2016 já pode ser pago, para isso basta acessar o site da Prefeitura da cidade onde possui uma propriedade e se informar sobre o pagamento do imposto, sendo que é possível pagá-lo na própria página da Prefeitura.
Algumas prefeituras estão oferecendo até descontos para os cidadãos que pagarem o imposto em dia, por exemplo a Prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, pois quem mora na capital e estiver em dia com as suas obrigações, ganhará descontos no IPTU 2016, através do programa “Bom Pagador”.
IPTU 2016 segunda via
Para conseguir a segunda via do IPTU de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e dos demais estados brasileiros, é necessário acessar o site da prefeitura onde mora, para isso basta pesquisar na internet.
A segunda via pode ser emitida nos casos de não recebimento, perda ou extravio da cobrança do IPTU ou da prestação mensal do imposto.
Onde conseguir a segunda via do IPTU 2016
São Paulo – www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/iptu/index.php?p=2452.
Rio de Janeiro – www.rio.rj.gov.br/web/smf/iptu.
Minas Gerais – portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?app=iptu2015.
Distrito Federal – www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=30.
Esses são alguns sites de algumas prefeituras que disponibilizam o serviço de emissão da segunda via do IPTU e de outros impostos, mas é importante dizer que todos os estados e capitais do Brasil contam com uma página que disponibiliza todas as vias do IPTU, no momento de 2015 e em breve de 2016.
Portanto se é proprietário(a) de uma casa, prédio, apartamento, terreno ou outro tipo de imóvel, fique de olho no IPTU 2016, pois é muito importante pagá-lo, não só para garantir o seu bem, como também para ajudar na arrecadação do governo para construir e reformar coisas boas para a população, porque todo o dinheiro cobrado nos impostos são usados para a construção e reforma de escolas, hospitais, creches, ruas e muito mais.