Alistamento Militar 2016 – Como funciona, documentos necessários

alistamento-militar-2016

O Brasil é o melhor país que existe para viver, pois as mulheres podem contar com leis que as protegem e, principalmente não tem a pena de morte, sem falar que os cidadãos brasileiros não precisam se preocupar com as guerras, no entanto, em nosso país algumas coisas são obrigatórias, como o voto nas eleições e o alistamento militar.

Alistamento militar – como funciona

O alistamento militar é obrigatório para os meninos que completam 18 anos no ano que vai acontecer o alistamento, ou seja, o alistamento militar 2016 é obrigatório para os rapazes que completam 18 anos em 2016.

O prazo do alistamento militar 2016 terá início em janeiro de 2016 e vai até junho do mesmo ano. Os jovens deverão se apresentar à junta de Serviço Militar (JSM) municipal próxima de casa.

O alistamento militar é obrigatório para os homens, não importando o grau de escolaridade. O Serviço Militar no início tem duração de um ano, podendo ser diminuindo dois meses ou aumentado seis meses.

Alistamento Militar 2016 – documentos necessários

Os documentos exigidos para o alistamento militar são: certidão de nascimento ou um documento equivalente, como identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação, comprovante de residência, foto 3×4 recente, de frente e sem retoques, se o jovem for brasileiro naturalizado, quer dizer estrangeiro que vive no Brasil, ele precisará levar a prova de naturalização ou certidão do termo de opção.

De acordo com o Ministério da Defesa, se o jovem tiver filhos, deverá apresentar as certidões de nascimento das crianças, já no caso dos jovens deficientes, só necessitam apresentar atestado médico. Todos os documentos devem ser originais.

Os jovens cidadãos durante a seleção poderão escolher entre o Exército, Marinha ou Aeronáutica. Se o jovem perder o prazo do alistamento, ele deverá pagar uma multa, comparecer a junta e se alistar. Caso isso não ocorra, o jovem brasileiro estará em débito com o serviço militar e perderá alguns direitos, nos quais estão: inscrição em concurso público, direito de prestar exame ou se matricular em instituições de ensino e tirar passaporte.

Portanto todos os jovens que completarão 18 anos em 2016 não poderão perder o alistamento militar no ano que vem, pois caso perda terá que pagar multa e se não pagar, ficará proibido de exercer diversos direitos do cidadão brasileiro. Então não tenham medo, pois mesmo sendo obrigatório, ninguém será obrigado a virar militar, somente aqueles que nasceram com o dom. Para completar, se informe para não perder o período de alistamento, pois é muito importante.

Compartilhe essa matéria

Gostou da matéria? Deixe seu comentário