Cabelos longos são uma das características femininas mais apreciadas pelos homens. Ter cabelos longos, saudáveis e com o volume exato tornam mulheres em verdadeiras deusas do poder. Quem não teve a ajuda genética para desenvolver estas características de forma natural pode ir até um salão e em poucas horas sair de lá totalmente transformada em diva através das técnicas conhecidas como alongamento.
Como funciona?
O alongamento é constituído pelo método de aplicar pequenas mechas de cabelo natural ou sintético próximo à raiz do cabelo, dando a impressão que fazem parte do couro cabeludo. Normalmente estas mechas são mais longas do que o cabelo natural.
Tipos de alongamento no salão
As novas mechas são presas com um material a base de lastex, dura em média 3 meses e pode prejudicar a base do fio por acumular umidade.
Microlink
Através de pequenas braçadeiras de alumínio as mechas são presas ao cabelo. A vantagem deste método é o fato de não ter aplicação de nenhum produto no fio e permitindo a escova e a chapinha. Dura até 3 meses.
Alongamento com queratina utiliza a queratina como cola para fixar as mechas ao cabelo natural. É um método que não danifica no processo e aplicação, mas pode causar danos na retirada. Permite a aplicação de mechas bem finas e só pode ser utilizado o cabelo natural para o alongamento. Não se pode utilizar chapinha e nem escova, pois o calor derrete a queratina. Dura em média 3 meses.
Interlace (tela fixa ou entrelaçamento)
Neste métodos o alongamento fica o mais próximo do natural, pois consiste em aplicar a nova mecha através de um entrelaçamento de raiz. Este método permite a chapinha e escova e dura em média 15 dias, preocupando-se com a umidade deixada nos fios, evitando que mofe ou apodreça os fios do couro cabeludo.
Alongando em casa
Alongue em casa com mechas em presilhas, bastar criar a prática de colocá-las no lugar certo. Este método vem através de um tela, basta liberar as presilhas e prendê-las na altura desejada. Podendo ser aplicada todos os dias e em datas especiais. O cuidado para este método é o fato de as presilhas poderem se soltar com maior facilidade.
Cuidados
O mais indicado são aplicações de mechas de origem humanas, ou seja, não sintética, pois estes fios podem ser secados e utilizada a chapinha. Outra vantagem do fio natural é a possibilidade de tingimento desse fio.
Sempre verifique se a base onde as mechas estão presas e olhe se não estão úmidas, pois a umidade constante pode mofar e até apodrecer o fio.
Consulte sempre um profissional para aplicação, menos no caso do alongamento com presilhas, e faça sempre a manutenção na época adequada, pois evitará quebra, nós e aspecto de que o cabelo tem algum tipo de aplique de alongamento.