Muitas pessoas pensam que não precisamos cuidar da pele no inverno, não é só no sol e na praia que precisamos de cuidados redobrados com a pele. A ação dos raios ultra-violetas é praticamente o mesmo no inverno, pois as nuvens filtram em torno de 10 a 15% da radiação. Temos que prevenir do câncer em todo o período do ano, é importante usar o filtro solar diariamente.
Existem dois tipos de câncer de pele, o melanoma e o não melanoma. O mais grave é o melanoma, ele aparece como uma pinta escura com bordas irregulares, pode aparecer com coceira e descamação. O câncer de pele não melanoma é o que mais aparece na população, mas este tem muitas chances de cura. Um dos maiores motivos da existência dos cânceres de pele, é a exposição excessiva ao sol e consequente à radiação ultravioleta (UVA e UVB).
Cuidados com a pele no inverno
Existem vários cuidados que podem ser tomados no inverno, uso de chapéu, guarda-sol, camisetas, óculos escuros, evitar a exposição ao sol entre as 10:00 e 15:00. Mas o mais fundamental e mais importante na hora de cuidar da pele no inverno é o protetor solar. Até mesmo em dias nublados, ficar no sol por muito tempo pode ser ruim para a pele.