O cargo de funileiro automotivo é um dos cargos mais importantes na área de serviços em reparo de automóveis. O funileiro é quem irá analisar, desmontar e reparar a chamada lataria do carro, a parte externa. É o profissional que prepara a lataria do carro para a lanternagem e a pintura, providenciam o material para o reparo, montam pelas simples, executam a pintura e montam o carro.
Para ser um funileiro automotivo é preciso não só aprender sobre o veículo e as técnicas para repará-lo, mas também como atua com segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente. É importante saber as normas de segurança, os riscos que corre no trabalho, o que está dentro das regras de segurança, como manter a higiene e a organização no trabalho. Tudo isso são diferenciais que irão fazer do profissional mais qualificado e valorizado; e o curso de funileiro do SENAI se preocupa em dar essa formação completa.
Conteúdo Programático e Outras Informações
O curso do SENAI irá ensinar ao aluno interessado sobre processos de soldagem; funilaria básica e avançada; microrrestruturação; identificação de materiais, peças e acessórios; construção de ferramentas e peças específicas para recuperação de pequenos defeitos; correções em carrocerias e peças, técnicas de tapeçaria; segurança no trabalho; qualidade e produtividade; relações de trabalho e mercado; relações interpessoais; educação ambiental.
O curso está aberto para maiores de dezesseis anos com ensino fundamental completo. São 160 horas de aula. Para saber quando o curso está sendo oferecido, acesse o site do SENAI de seu estado em www.SIGLA.senai.br, substituindo a palavra SIGLA pela sigla de seu estado. O curso é oferecido gratuitamente para pessoas com os pré-requisitos que estão procurando começar uma profissão e comprovem baixa renda.
Os cursos do SENAI são os melhores na área de curso técnico voltado para indústrias. O objetivo da organização é formar profissionais qualificados, cientes do mercado e que consigam oferecer um serviço de qualidade, melhorando assim a qualidade do serviço brasileiro como um todo. É importante para o SENAI também, que o aluno saia de seus cursos entendendo não somente as técnicas, mas como atender os clientes, lidar com a equipe, oferecer um serviço seguro e de qualidade.