A decoração rústica já não é mais uma opção de decoração para casas de campo. Esse tipo de decoração vem ganhando cada vez mais adeptos entre os moradores de apartamento no centro da cidade, no lugar mais urbano possível. Muitos deles querem sentir uma proximidade maior com o campo e desejam um contato com a natureza. Esse tipo de decoração faz com que as pessoas voltem para casa e sentam um clima harmonioso, que tenha elementos naturais que proporcionam tranquilidade e memórias de infância.
A decoração rustica traz aconchego, ao contrário do plástico que tentam imitá-los artificialmente. A composição de um ambiente com decoração rústica pode ser feita a partir de elementos naturais como madeira, pedras, cerâmica, plantas e fogo.
O projeto de decoração rustica pode lançar mão de elementos naturais junto a objetos modernos. Isto dá um ar de sofisticação ao ambiente rustico, que embora permaneça com essa característica não abre mão da comodidade de alguns objetos e moveis mais modernos.
Ao escolher o material que irá compor a decoração de um ambiente é importante procurar se informar sobre a melhor forma de harmonizá-lo com os demais objetos usados para decorar. Engana-se quem pensa que esses objetos ficam restritos aos ambientes internos da casa. Eles também podem estar presentes na área externa, remetendo ao antigo, como o uso de tijolos de demolição para revestir paredes. Os móveis em fibras naturais também tornam-se opção para compor um ambiente rústico, seja ele interno ou externo.
É possível usar de versatilidade na hora da escolha das cores para montar a decoração rústica. Engana-se que ela deve ficar presa a tons pasteis e de marro. A combinação da cor com a madeira fica bonita em uma diversidade de tons. Isso se dá pelo fato dos tons de cores da madeira serem bem neutros o que faz com que eles casem com uma diversidade de outras cores. Porém, tenha cuidado com a composição. Tons de verde e azuis são os que casam melhor. Se for escolher por tons vermelhos para as paredes ou outros móveis em um ambiente onde a madeira é muito presente prefira os tons “queimados” e mais escuros. Não há regras preestabelecidas, mas é preciso respeitar a harmonia do ambiente.