A dieta alcalina faz sucesso porque algumas celebridades aderiram ela, entre as quais estão: Kirsten Dunst, Robbie Williams, Jennifer Aniston, Victoria Beckham, Natalie Imbruglia, Sienna Miller e Gywneth Paltrow, essa dieta é super saudável e se baseia no consumo de alimentos que possuem o PH próximo ao do organismo. O PH é o Potencial Hidrogênico que indica a acidez do alimento.
A dieta alcalina proporciona uma considerável perda de peso e uma vida mais saudável, porém ela é pouco viável para muitos, já que, é uma dieta um pouco radical, pois nela é evitado o consumo de carnes, peixes, além de frituras, derivados do leite, trigo, massas, refrigerantes, nozes, pães, chá preto, cafeína e açúcar e não se deve também fumar e consumir bebidas alcoólicas.
A dieta alcalina é feita a base de alimentos alcalinos, naturais e frescos como: frutas secas e frescas, verduras cruas, feijão branco, arroz integral, raízes, ervas, amêndoas, algas marinhas, azeite de oliva, entre outros, além de muita água e exercícios físicos.
A dieta alcalina não pode ser feita por todas as pessoas e deve ser acompanhada por um especialista para evitar riscos de desnutrição e demais efeitos negativos, e para quem está disposto a investir nela segue abaixo um cardápio, sendo que para fazer variações basta usar os alimentos permitidos.
Cardápio dieta alcalina:
- Desejum
- 1 copo de água com gota de limão:
- Café da manhã:
- 1 biscoito integral com 1 copo de suco batido no liquidificador feito com 1 folha de agrião, 2 de alface, suco de laranja, meia cenoura, 1 colher de gengibre e adoçante.
- Lanche da manhã:
- salada de fruta
- Almoço:
- Salada de folhas verdes e frango desfiado
- Lanche da tarde:
- 1 tangerina e um punhado de sementes de girassol
- Jantar
- Sopa de legumes
- Ceia
- 1 pêra e 1 xícara de chá de camomila
Lembrando que a dieta alcalina já foi publicada em alguns livros e que muitas pessoas a fazem de uma forma mais fácil não consumindo apenas alimentos alcalinos e sim 70% de alimentos alcalinos e outros 30% de alimentos ácidos.