O SENAI Uberlândia, escola técnica de MINAS GERAIS, oferece cursos nas mais diversas áreas para todos os que tem interesse. Trata-se de cursos gratuitos, que irão preparar o aluno para enfrentar as mais diversas situações no mercado de trabalho. Os cursos são na área de aprendizagem industrial, capacitação profissional, para quem tem o ensino fundamental, e os cursos técnicos serão para os quem tem o ensino médio (completo ou cursando).
Para isso, basta entrar no site do SENAI-FIEMG, e consultar os cursos grátis de acordo com sua preferência, e fazer a inscrição, para a prova de pré-seleção. Após sua inscrição e aprovação no curso você deve ter consigo todos seus documentos pessoas legíveis, para que assim, facilite o seu cadastro e inserção no Senai. O Senai prepara alunos a partir de 16 anos, tendo vagas gratuitas para os mesmos.
A unidade SENAI Uberlândia Fábio de Araújo Motta, conta com cursos técnicos, cursos de aperfeiçoamento e qualificação, cursos de serviços técnicos tecnológicos e cursos de aprendizagem industrial gratuitos. E com mais uma novidade, o Senai conta com os Cursos a Distancia( EAD), facilitando assim em cerca de 60% nos gastos mensais do aluno, e no cansaço físico que influencia muito na concentração do aluno.
E agora Uberlândia contará com mais uma unidade, localizada no bairro Santa Rosa, que tem a previsão de atender a aproximadamente dois mil alunos. A nova unidade será inaugurada no segundo semestre de 2013; por isso, fique atento, pois além das vagas para os cursos gratuitos na unidade já existente, Uberlândia contará com mais vagas, inclusive vagas gratuitas na nova unidade que contará com os seguintes cursos: curso de mecânica automotiva, curso de usinagem, curso de informática e curso de eletrônica.
O SENAI Uberlândia, também conta com o Programa Senai de Ações Inclusivas. Trata-se de um programa que incentiva e facilita o acesso de pessoas com necessidades especiais, deficientes, condutas típicas e altas habilidades; assim como também passa a expandir seu atendimento a negros, índios, e mulheres que desejam fazer os cursos que são feitos quase que totalmente por homens. Assim, o Senai atua no combate ás descriminações e desigualdades sociais e a favor da inclusão social.